A intervenção do terapeuta da fala incide nas grandes áreas da comunicação, linguagem e fala, em específico nas alterações / perturbações da fala como a disfluência (gaguez), da articulação, da voz, da linguagem como o atraso do desenvolvimento de linguagem e perturbações específicas de linguagem, da deglutição e mastigação, da leitura e escrita como a perturbação específica da leitura e escrita e quadros de dificuldades de aprendizagem, intervém também em todas as patologias em que a comunicação não-verbal está alterada, como por exemplo no autismo, na paralisia cerebral, no défice cognitivo, no síndrome de down e outras.
Uma das funções do terapeuta da fala é estabelecer o diagnóstico terapêutico na área da terapia da fala. Para tal é efectuada a avaliação, que pode ser formal ou informal. Na avaliação formal são aplicados testes adequados à idade e área para que foi referenciada a criança.
Em que consiste uma sessão de Terapia da Fala?
As actividades desenvolvidas e estratégias utilizadas nas sessões de terapia da fala são adequadas à idade e patologia da criança, indo de encontro aos seus gostos, interesses e até vivências diárias inseridas sempre num contexto lúdico.
Nas sessões terapêuticas são utilizadas estratégias de Integração Sensorial, Floortime, Neurodesenvolvimento, entre outras, mediante as características de cada caso.