Os terapeutas ocupacionais trabalham com as crianças principalmente através de brincadeiras. Podem ser utilizados durante a avaliação, brinquedos, jogos e atividades com movimento.
Em conjunto podem ser realizados testes estandardizados para avaliar as competências motoras, visuo perceptivas, de desenvolvimento global, funcionais e de participação, de Integração sensorial, do desenvolvimento gráfico e da letra
(grafo motricidade).
Durante a avaliação o terapeuta fará também observações das reacções da criança às diferentes atividades e ao meio ambiente para analisar os pontos fortes e fracos que possam interferir com o desenvolvimento.
Em que consiste uma sessão de Terapia Ocupacional
Durante as sessões são implementadas atividades terapêuticas que vão desafiar a criança a desenvolver e melhorar as capacidades necessárias para poder atingir o seu potencial máximo nas seguintes áreas: motricidade global, motricidade fina, competências grafo-motoras (escrita, desenhos), competências de percepção visual, processamento e integração sensorial, planeamento motor, funções motoras orais, competências para as atividades da vida diária (vestir, despir, comer, banho), organização da atenção e do comportamento, brincar e socialização.
Durante as sessões podem ser utilizadas diversas abordagens terapêuticas como por exemplo: integração sensorial, neurodesenvolvimento, treinos perceptivo motores (percepção visual, escrita, atividades da vida diária), técnicas de brincar adequadas ao nível da criança.